Algumas partes desse texto me fizeram perceber que essa vontade expressa em muitos lugares de promover a pluralidade de ideias é algo que assegura um fato: não sabemos muitas coisas. Por esse motivo, nada mais justo do que ouvir as opiniões de todos, sendo elas diferentes ou não. Quanto mais informações, maior a probabilidade, por um lado, de conseguirmos acessar a verdade. Por outro lado, existem muitos outros problemas por causa desse excesso, mas não é o ponto aqui e agora.
Dar essa oportunidade a qualquer pessoa é magnífico, pois as ideias podem vir de diversos lugares, diversas experiências. Cria-se então uma espécie de coletânea ou mercado de discursos onde todos podemos comprar, vender, inventar e alterar os produtos.
Caso soubéssemos a verdade, seria tolice considerar outras narrativas. E é exatamente aqui que nasce um dos maiores conflitos. Algumas pessoas acreditam que já sabemos a verdade e que os outros são estúpidos e ignorantes. Como descobrir de uma vez por todas qual é a verdade? Será que dessa forma as divergências cessariam? Essas são boas questões para mais tarde...
Comentários
Postar um comentário