Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2018
Pra quem se decide, o mundo é menos complicado. Sem tomar um dos lados, isto é, admitindo pontos razoáveis em ambos, se instala a vontade de dar risada de tudo, dizer que o mundo é estúpido e coisas assim.
Somos obrigados a falar sobre coisas que não entendemos completamente. Isso se dá porque é melhor ter esperança do que não ter, isto é, quando se trata de assumir uma posição otimista. Também é possível se tornar um realista e ser mais ponderado. E, por último, pode-se ser um pessimista e dar risada de tudo.
Há uma pizza de 12 pedaços em cima da mesa. Dois pedaços dela estão evidentemente ruins, quer dizer, o queijo está cheirando mal, com uma cor horrível e uma consistência duvidosa. Algumas pessoas diriam que a pizza está boa. Apesar dos dois pedaços, elas ainda podem aproveitá-la. Outras pessoas, contudo, afirmariam que por causa dos pedaços estragados, a pizza inteira pode estar comprometida e, por esse motivo, não a comeriam. Além dessas, haveria aquelas que colocariam em dúvida o fato dos dois pedaços estarem realmente estragados. Elas tentariam verificar o caráter comestível deles primeiro e, depois disso, tomariam conclusões acerca da qualidade do resto da pizza. Voltar a esse exemplo também. Levar em consideração outras situações e pontos de vista. Por exemplo, haveria aqueles que ligariam para a pizzaria pedindo uma nova pizza ou pelo menos para informar do acontecido, ou aquelas pessoas que discordariam completamente das outras e diriam que os pedaços não estão estraga...
Imagine um grupo de vários pessoas que estão tentando criar um jogo de tabuleiro. Cada uma delas possui uma opinião distinta acerca das características que o jogo deve ter. Dada a pluralidade de ideias e a impossibilidade de implementar todas no mesmo jogo, o conflito entre as pessoas começa. Contudo, os embates nunca são resolvidos e o jogo nunca é terminado. Existem várias ressalvas a serem feitas nesse exemplo. Devo voltar a ele mais tarde. Preciso levar em conta a semelhança entre ideias, mesmo sendo diferentes, além de considerar o fato da separação e consequente criação de vários jogos diferentes por parte de cada grupo ou pessoa.

Clarice Lispector

Das Vantagens de Ser Bobo O bobo, por não se ocupar com ambições, tem tempo para ver, ouvir e tocar o mundo. O bobo é capaz de ficar sentado quase sem se mexer por duas horas. Se perguntado por que não faz alguma coisa, responde: "Estou fazendo. Estou pensando."  Ser bobo às vezes oferece um mundo de saída porque os espertos só se lembram de sair por meio da esperteza, e o bobo tem originalidade, espontaneamente lhe vem a idéia.  O bobo tem oportunidade de ver coisas que os espertos não vêem. Os espertos estão sempre tão atentos às espertezas alheias que se descontraem diante dos bobos, e estes os vêem como simples pessoas humanas. O bobo ganha utilidade e sabedoria para viver. O bobo nunca parece ter tido vez. No entanto, muitas vezes, o bobo é um Dostoievski.  Há desvantagem, obviamente. Uma boba, por exemplo, confiou na palavra de um desconhecido para a compra de um ar refrigerado de segunda mão: ele disse que o aparelho era novo, praticamente sem uso porque se mudara ...
Eu falo, mas tenho preguiça e, por esse motivo, às vezes, isto é, na maioria das vezes, eu não faço as coisas que eu sei que deveria fazer.

Litttlefinger - Game of Thrones

Lute em todas as batalhas, em todo lugar, sempre, na sua mente. Todos são seus inimigos, todos são seus amigos. Todos os eventos possíveis estão acontecendo ao mesmo tempo. Viva desse jeito e nada vai surpreender você. Tudo que acontecer você já terá visto antes.
Ninguém sabe o que eu estou pensando, a não ser que eu fale, escreva ou demonstre de outra forma. Dentro da minha mente eu sou livre pra pensar o que quiser. Posso criar meu próprio mundo, viver nele, destruí-lo, isto é, fazer e desfazer, como um deus.
Escrever sobre o porquê não me engajar em movimentos estudantis, participar de manifestações e coisas do gênero. Tem a ver com a dúvida, a indecisão e o medo. Evitar a entrada no transe de alguma ideologia de forma descuidada e precipitada. Manter a calma e analisar mesmo que tudo pareça certo a princípio. Conhecer tudo que for possível antes de me posicionar para não cometer erros ou para diminuir a possibilidade disso acontecer. Essa prática cética parece ser tão menos emocionante e divertida se comparada com as práticas de engajamento em atividades de corpo e alma sem essa rigidez toda.

Fernando Pessoa

O meu olhar é nítido como um girassol. Tenho o costume de andar pelas estradas Olhando para a direita e para a esquerda, E de vez em quando olhando para trás... E o que vejo a cada momento É aquilo que nunca antes tinha visto, E eu sei dar por isso muito bem... Sei ter o pasmo essencial Que tem uma criança se, ao nascer, Reparasse que nascera deveras... Sinto-me nascido a cada momento Para a eterna novidade do Mundo... Creio no mundo como um malmequer, Porque o vejo. Mas não penso nele Porque pensar é não compreender... O Mundo não se fez para pensarmos nele (Pensar é estar doente dos olhos) Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo... Eu não tenho filosofia: tenho sentidos... Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é, Mas porque a amo, e amo-a por isso, Porque quem ama nunca sabe o que ama Nem sabe por que ama, nem o que é amar... Amar é a eterna inocência, E a única inocência não pensar...

Memórias Póstumas de Brás Cubas, 1881 - Capítulo VII - O Delírio

Que me conste, ainda ninguém relatou o seu próprio delírio; faço-o eu, e a ciência mo agradecerá. Se o leitor não é dado à contemplação destes fenômenos mentais, pode saltar o capítulo; vá direito à narração. Mas, por menos curioso que seja, sempre lhe digo que é interessante saber o que se passou na minha cabeça durante uns vinte a trinta minutos. Primeiramente, tomei a figura de um barbeiro chinês, bojudo, destro, escanhoando um mandarim, que me pagava o trabalho com beliscões e confeitos: caprichos de mandarim. Logo depois, senti-me transformado na  Suma Teologica  de S. Tomás, impressa num volume, e encadernada em marroquim, com fechos de prata e estampas; idéa esta que me deu ao corpo a mais completa imobilidade; e ainda agora me lembra que, sendo as minhas mãos os fechos do livro, e cruzando-as eu sobre o ventre, alguém as descruzava (Virgília decerto), porque a atitude lhe dava a imagem de um defunto. Ultimamente, restituído à forma humana, vi chegar um ...
Uma análise incompleta pode levar a conclusões incorretas que, em última instância, em vez de ajudarem na resolução de um problema, atrapalham ainda mais, pois podem motivar ações precipitadas tomadas em prol de um objetivo derivado das conclusões. Pensando bem, análises completas podem causar esse transtorno também.

Bertrand Russel

Eu gostaria de dizer duas coisas, uma intelectual e outra moral. O conselho intelectual que eu gostaria de dar é esse: quando você está estudando um assunto, ou considerando alguma filosofia, pergunte a si mesmo, somente, quais são os fatos e qual é a verdade que os fatos revelam. Nunca se deixe divergir pelo que você gostaria de acreditar ou pelo que você acha que traria benefícios sociais se fosse acreditado. Olhe apenas e somente para quais são os fatos. Esse é a recomendação intelectual que eu gostaria de dar. O conselho moral que eu gostaria de dar é muito simples. Eu diria: o amor é sábio; o ódio é tolo. Nesse mundo que está ficando mais interconectado, nós temos que aprender a tolerar uns aos outros, nós temos que aprender a aceitar o fato de que algumas pessoas dizem coisas que não gostamos. Nós só podemos viver juntos dessa forma, se formos viver juntos e não morrer juntos. Nós precisamos aprender a bondade da caridade e da tolerância, o que é absolutamente vital para a conti...

Honda HR-V 2016

Prazer, eu sou a garagem. Que sorte tenho eu. Ouvi os primeiros acordes de grandes nomes da música. Fui palco de sonhos revolucionários. Vi enormes avanços da ciência e testemunhei invenções inacreditáveis. Já vi de tudo. Mas volta e meia ainda sou surpreendida. Meus olhos brilham, perco o chão. Depois de tantos anos, eu sei quando estou diante de algo que muda tudo.

The Road to El Dorado, 2000

A trilha que deixamos é uma estrada imaginária a uma terra desconhecida dourada até os céus. Sem lugar pro viajante sem fé sem nada. O destino somos nós e nada mais. Transformando a lenda em fato, a história um dia vai contar. O mito realidade temos de tornar. Um mistério antigo de mais de 1000 anos vai ser conhecido na trilha que deixamos.

Love, 2011

Às vezes quando acordo, sinto que ainda estou dormindo. Sinto que todas as formas e cores do mundo se colidiram e tudo que posso fazer é sentar e assistir. Acho que o coração de uma pessoa se apaga quando não consegue encontrar razão.